Toyota Etios (2015+): Sedã/hatch compacto famoso pela confiabilidade e baixo custo de manutenção. Proprietários destacam ser “confortável, econômico e com raros problemas mecânicos”. Na estrada chega a fazer até ~18 km/l (gasolina; na cidade cerca de 14 km/l). O seguro médio de um Etios 2015 fica em torno de R$ 2.300. Donos relatam revisões simples e baratas; um exemplo citado pagou R$ 0 nas três primeiras revisões (10k–30k km) e nunca precisou de mecânico. Curiosidade: produzido em Sorocaba (SP) até 2023.
Consumo: ~14 km/l (cidade) e até ~17–18 km/l (estrada).
Seguro médio: ≈R$ 2.300 (modelo 2015).
Manutenção: custos baixos; serviços básicos (10k/20k/30k km) custam cerca de R$ 1.348 no total. Peças Toyota são comuns e acessíveis.
Curiosidade: dono relata nunca precisar de oficina, elogia “baixo custo de manutenção” e tradição de durabilidade.
Chevrolet Onix (2015/16): Hatch popular, bom espaço interno e lista generosa de equipamentos, especialmente nas versões LT/Effect. Projetado para ter “custo-benefício vantajoso, design moderno, boa variedade de equipamentos e manutenção fácil e barata”. Consegue cerca de 9,2 km/l na cidade e até 13,6 km/l na estrada (gasolina). O seguro médio do Onix 2015 é ~R$ 2.100. Revisões são baratas (as três primeiras somam ≈R$ 1.348), e peças como embreagem (~R$ 800) e amortecedores (~R$ 1.200 o kit) são de valor moderado.
Consumo: ~9,2 km/l (cidade) e ~13,6 km/l (estrada).
Seguro médio: ≈R$ 2.100 (modelo 2015).
Manutenção: revisões básicas (até 30k km) por R$ 1.348 total; peças amplamente disponíveis.
Curiosidade: Onix foi líder de vendas no Brasil e em testes mostra “manutenção fácil e barata”.

Hyundai HB20 (2016+): Hatch compacto com visual moderno. A versão 1.0 faz cerca de 12,8 km/l (cidade) e 14,6 km/l (estrada) com gasolina; o 1.6 faz ~11 km/l e 13,9 km/l, respectivamente. Seguro médio de um HB20 2015 é baixo (~R$ 1.440). As revisões iniciais são baratas (10k≈R$ 313; 20k≈R$ 616). Donos elogiam o consumo e design, apesar de notas críticas ao acabamento.
Consumo: ~12–14 km/l (gasolina; cidade/estrada).
Seguro médio: ≈R$ 1.440 (2015).
Manutenção: revisões de 10k km por ~R$ 313 e 20k km por ~R$ 616; manutenção geral acessível.
Curiosidade: HB20 foi o 2º mais vendido em 2021, prova de sua popularidade.
Chevrolet Prisma (2016/17): Sedã derivado do Onix, com porta-malas de 500 L (entre os maiores da categoria). Versão básica 1.0 flex atinge até ~15,6 km/l na estrada (gasolina). Vem bem equipado (chega com multimídia MyLink, ar-condicionado, sensores traseiros) nas versões LT/ADV. Seguro médio do Prisma 2016 fica em torno de R$ 2.300. As primeiras revisões são muito baratas (10k km ≈R$ 187; 20k km ≈R$ 391).
Consumo: até ~15,6 km/l (gasolina, estrada).
Seguro médio: ≈R$ 2.300 (2016).
Manutenção: 10k km por ~R$ 187, 20k por ~R$ 391; peças Onix/Prisma são comuns e baratas.
Curiosidade: porta-malas de 500 L destaca-se entre sedãs compactos, e o interior é elogiado por seu acabamento e espaço.
Volkswagen Fox (2015): Hatch compacto robusto, com boa posição de dirigir. Versão 1.6 consome na faixa de ~11 km/l (gasolina, cidade) e 14 km/l (estrada). Seguro médio fica em torno de R$ 2.400. Peças de reposição são comuns; por exemplo, kit de embreagem gira em ~R$ 800 e kit de amortecedores em ~R$ 1.200. Embora seja um projeto mais antigo, ainda oferece acabamento simples e custo-benefício satisfatório.
Consumo: ≈11 km/l (cidade) e ~14 km/l (estrada; gasolina).
Seguro médio: ≈R$ 2.400 (2015).
Manutenção: peça típicas VW, kit embreagem ~R$ 800, amortecedores ~R$ 1.200.
Curiosidade: conhecido pela “confiabilidade satisfatória” e custo-benefício, o Fox é versátil e parte da linha VW há muitos anos.
Volkswagen Up! (2016+): Hatch muito econômico e moderno para o segmento (com versões 3-cilindros Turbo). O Up! 1.0 flex alcança cerca de 13,5 km/l (cidade) e 14,6 km/l (estrada) com gasolina. Tem acabamento simples, mas oferece central multimídia (em versões superiores) e airbags. O seguro costuma ficar entre R$ 1.500–2.000. Manutenção VW é de baixo custo (peças de Polo/Up são leves).
Consumo: ~13–14 km/l (gasolina; urbano/rodoviário).
Seguro médio: ≈R$ 1.700 (estima-se para 2016).
Manutenção: revisões VW, peças da família Polo; 10k km é zero custo (garantia de fábrica).
Curiosidade: Up! foi eleito o carro mais econômico do Brasil em testes de consumo, ajudando seu dono a pagar menos combustível.
Ford Ka (2015): Hatch bem refinado (para um subcompacto) com motor 1.0 três cilindros. Donos relatam consumo na faixa de 12–15 km/l (gasolina). Versões SE/SEL trazem ar e direção de série. Seguro médio de um Ka 2015 fica em torno de R$ 1.500. O Ka tem manutenção barata (compartilha muitos itens com Fiesta) e desempenho satisfatório.
Consumo: cerca de 12–15 km/l (gasolina, combinado).
Seguro médio: ≈R$ 1.500 (2015).
Manutenção: itens comuns da Ford, revisões acessíveis.
Curiosidade: motor 1.0 tricilíndrico Zetec-Rocam, de conhecida eficiência e baixo custo de manutenção.
Renault Logan (2015+): Sedã compacto focado em espaço e baixo custo. Porta-malas de ~510 L, rígido e silencioso. Consome em torno de 12 km/l (gasolina) na cidade e estradas, com manutenção simples e peças baratas. Seguro médio estimado ~R$ 1.500. Usuários elogiam a “baixa manutenção” e conforto.
Consumo: ~12 km/l (gasolina, cidade/estrada).
Seguro médio: ≈R$ 1.500.
Manutenção: peças Renault populares, revisões baratas.
Curiosidade: baseado no Sandero, com foco em custo-benefício; oferece bom espaço interno e de carga.
Nissan March (2015): Hatch leve e ágil, com motor 1.6 em versões topo. Consumo de cerca de 11–13 km/l (gasolina) dependendo do estilo de pilotagem. Seguro médio do March 2015 fica em torno de R$ 1.800. Espaço traseiro e porta-malas limitados, mas equipamentos como ar e direção elétrica estão disponíveis.
Consumo: ~11–13 km/l (gasolina, combinado).
Seguro médio: ≈R$ 1.800.
Manutenção: itens comuns com Versa, custos modestos.
Curiosidade: irmão do Versa, destaca-se pelo bom torque do motor 1.6 e peso reduzido, garantindo fôlego.
Fiat Palio/Uno (2016/17): Hatches populares e em fim de linha, mas ainda encontrados por R$ 30k. Oferecem ar, direção e eletrônicos dependendo da versão, mas em geral acabamento mais simples. Consumo semelhante ao Onix (~10–12 km/l) e seguro baixo (~R$ 1.200). Manutenção econômica (peças Fiat baratas), porém não entregam tantos itens como carros mais recentes.
Consumo: ~10–12 km/l (gasolina).
Seguro médio: ≈R$ 1.200.
Manutenção: barata; muitos mecânicos familiarizados e peças acessíveis.
Curiosidade: Palio/Uno chamam atenção pelo baixo preço de revenda e facilidade de reparo; já não recebem mais atualizações de fábrica.
Cada faixa acima apresenta modelos seminovos (2015+) com equipamentos e conforto superiores aos carros 0 km nessa faixa de preço. As informações de consumo, seguro e custos de manutenção foram compiladas de avaliações especializadas e fontes de dados automotivos, buscando maior precisão nos indicadores apresentados.
Fontes: Relatórios de consumo e opiniões de proprietários; tabelas de seguro médio; guias de custos de manutenção; avaliações automotivas. (Dados de 2024/2025 atualizados.)